Manual ajuda professores a lidar com portadores de necessidades especiais

MANUAL AJUDA PROFESSORES A LIDAR COM PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS :::

Lançada recentemente pela editora santos, a segunda edição do manual de orientação para professores de crianças com deficiência auditiva, de 73 páginas, traduz uma experiência de 20 anos de trabalho com crianças do centro educacional do deficiente auditivo (cedau), unidade especializada no acompanhamento pedagógico do hospital de reabilitação de anomalias craniofaciais da universidade de São Paulo (usp), o centrinho, de bauru. Oferece dicas valiosas e suporte aos professores em sala de aula, aprendidas da convivência não só com as crianças, mas também com seus familiares. as autoras andréa gandolfi berro, kátia fugiwara de oliveira, luciane aparecida fiori de godoy, maria josé buffa (pedagogas) e joseli soares brazorotto (fonoaudióloga) contam um pouco de suas experiências práticas, de suas visitas às escolas e dos cursos de capacitação, e de suas muitas conversas com professores, durante 14 anos.

“O manual chega para somar e trazer orientações básicas”, diz kátia. estruturado em capítulos, apresenta informações essenciais sobre as deficiências, condutas de comunicação, os recursos e os dispositivos usados na reabilitação. A coordenadora do cedau, maria josé buffa, lembra que a idéia do compêndio não é recente. Em 1996 surgiu o primeiro, de estrutura simples e distribuição restrita aos professores que ministravam o curso de capacitação mensal. “Nossa equipe resolveu que aquele simples material deveria ganhar nova dimensão. Por isso chamamos a publicação atual de segunda edição.”

Segundo maria josé, o objetivo é socializar brasil afora as informações apresentadas aos professores da região de bauru nos cursos e na convivência com os profissionais do centrinho, da usp. “Há casos de professores que não sabem sequer onde devem acomodar as crianças com problemas auditivos. já as encontramos até isoladas no fundo das salas de aula, totalmente excluídas”, lembra a coordenadora.
Maria das graças leocadio - da agência imprensa oficial

Fonte: http://www.deficientesolidario.com.br/
Para encontrar o manual acesse: http://www.editorasantos.com.br/ 


MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA PROFESSORES DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA

BUFFA, M.J.MB
BERRO, ANDRÉA GANDOLFI
BRAZOROTTO, JOSELI SOARES
OLIVEIRA, KÁTIA FUGIWARA DE G
Editora : SANTOS


Fale Conosco

Mande suas dúvidas e sugestões para nós!

Enviar