Perda auditiva a curto prazo um mecanismo de proteção

Perda auditiva temporária show

Perda auditiva temporária, após um show de rock, pode ser uma proteção do corpo contra prejuízos de longa duração.

Após excessiva exposição a ruídos uma perda auditiva, a curto prazo, é uma maneira do corpo se auto proteger e lidar com ruídos altos, segundo pesquisa.

A pesquisa revelou um mecanismo de adaptação que permite a cóclea atuar normalmente quando é exposta a ruídos fortes.

Medidas de adaptação

O professor e líder da pesquisa, Gary Housley, da University of New South Wales e seus colegas de pesquisa da University of Auckland e da University of California descobriram que as células, na cóclea, liberam um hormônio conhecido como ATP, que aumenta o nível do som.  E isso causa, por sua vez, uma redução temporária na sensibilidade auditiva.

"Isso deve ser a explicação porque perdemos nossa audição durante horas ou dias, após termos sido expostos a show de rock ou ter ouvido música alta nos nossos aparelhos de som," afirma Housley.

"Nossa pesquisa revela que o ouvido pode se adaptar a níveis altos de  ruídos e, no entanto, continuar funcionando. Mas há uma "pegadinha" aí, uma vez que nossa audição se ajusta, nós achamos que o som tem um volume mais baixo que ele tem no momento e  facilmente podemos exceder a capacidade do ouvido," declara Housley.

Proteção em pequenas doses

Apesar do que foi dito, os pesquisadores advertem que o mecanismo de defesa  não protege contra a  exposição permanente de alta frequência de ruídos.

"Pode-se comparar a exposição do sol, não se trata de exposição leves, mas são as  fortes  que podem causar problemas sérios anos depois," explica Housley.

Os pesquisadores esperam que os resultados possam ajudá-los a encontrar novas maneiras de melhorar a proteção do ouvido contra ruídos e ambientes barulhentos.

A pesquisa foi publicada na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Fonte:www.sciencedaily.com e www.theaustralian.com.au

Fale Conosco

Mande suas dúvidas e sugestões para nós!

Enviar