Editora Manole lança O Novo Tratado de Fonoaudiologia da Santa Casa de São Paulo

 

Foi lançado ontem, dia 22 de setembro de 2013, durante o 21º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, a terceira edição do Novo Tratado de Fonoaudiologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. A obra está totalmente atualizada e renovada, contém 55 capítulos, é totalmente colorida, com mais de 300 fotografias e ilustrações, abrangendo todos os cuidados no tratamento de pacientes portadores de distúrbios de audição, voz, motricidade oral, deglutição e linguagem, inclusive o atendimento aos pacientes oncológicos de cabeça e pescoço. Todo o conteúdo tem como finalidade diminuir as incapacidades e as desvantagens originadas por essas alterações.
 

A obra conta com oito capítulos novos e o restante foi completamente revisado. Segundo a fonoaudióloga Cilmara Cristina Alves da Costa Levy, uma das coordenadoras dessa nova edição, alguns destaques são os capítulos sobre aparelhos auditivos implantados. “Hoje, eles são indicados e adequados para perdas auditivas diferentes e possuem cuidados especiais na regulagem e na programação quando indicados para bebês e crianças”, conta a especialista.
 

Qualidade de vida na deficiência auditiva e perdas auditivas unilaterais leves e mínimas também são assuntos abordados no livro. “Ainda existe preconceito no uso do aparelho auditivo, e ele não é indicado apenas para idosos. Muitas vezes, o paciente pensa que, na perda auditiva unilateral, o outro lado compensa”, afirma Cilmara. Porém, como existe um cruzamento das vias auditivas, essa compensação não acontece, exigindo a indicação do aparelho. “Isso traz uma enorme qualidade de vida para o paciente, os amigos e a família”, conclui.
 

Segundo o editor, Otacílio Lopes Filho, professor titular de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e patronímico do Centro Acadêmico da Faculdade de Fonoaudiologia da Santa Casa de São Paulo, a obra é voltada para estudantes e profissionais de otorrinolaringologia e fonoaudiologia e traz as mais atuais condutas e diretrizes das áreas.
 

Organizada pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo – com a coordenação das fonoaudiólogas Alcione Ramos Campiotto, Cilmara Cristina Alves da Costa Levy, Maria do Carmo Redondo e Wanderlene Anelli –, o livro aborda desde a audiologia clínica e educacional até as terapias fonoaudiológicas de motricidade oral e de voz.
 

Novo Tratado de Fonoaudiologia – 3ª Edição da Santa Casa de São Novo | ISBN: 9788520436035 | Editor: Otacílio Lopes Filho | Coordenadoras: Alcione Ramos Campiotto, Cilmara Cristina Alves da Costa Levy, Maria do Carmo Redondo e Wanderlene Anelli | Formato: 21 x 28 cm, 720 p. R$ 223,00 | Editora Manole, 2013. | www.manole.com.br.

Fale Conosco

Mande suas dúvidas e sugestões para nós!

Enviar