Projeto mundial oferece informações sobre acessibilidade em celulares

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, 3 de dezembro, traz em 2012 o tema “Removendo barreiras para criar uma sociedade inclusiva e acessível para todos”. A data chama a atenção mais uma vez para as dificuldades que pessoas com deficiência encontram em vários aspectos da sociedade.

Uma dos principais desafios para as pessoas com deficiência é o acesso à comunicação. Muitas pessoas desconhecem as possibilidades que os aparelhos celulares oferecem para aprimorarmos o seu uso. O projeto Iniciativa Global de Informações sobre Acessibilidade (Global Accessibility Reporting Initiative/GARI), do MMF (Mobile Manufacturers Forum), apresenta atualizações sobre acessibilidade em dispositivos móveis com o objetivo de melhorar a usabilidade daqueles que têm limitações sensoriais ou físicas. Os telefones contam com recursos para acessibilidade, que são constantemente aprimorados e se tornam cada vez mais comuns com o avanço das tecnologias.

Quase uma entre cada cinco pessoas do mundo enfrenta algum tipo de necessidade especial. Como fonte central de informações, o portal GARI na internet, através da ferramenta “encontre um telefone”, permite selecionar um modelo de um dispositivo móvel adequado as limitações que um usuário possa apresentar.  Os modelos de telefones lançados a partir de 1º de outubro de 2008 pelas empresas associadas ao MMF já estão disponíveis a busca do usuário.

O MMF é uma associação internacional de fabricantes de equipamentos de telecomunicações, cujos membros são Apple, Cisco, Ericsson, Intel, LG, Motorola, Nokia, Samsung, Nokia Siemens Network, Sony e TCT Mobile. O principal objetivo é disponibilizar informações sobre as questões de saúde e telefonia celular.

Acesse o site do projeto: http://www.mobileaccessibility.info/index.cfm

Fonte: Usina da Inclusão

 

Fale Conosco

Mande suas dúvidas e sugestões para nós!

Enviar